PodCast Nação Hip Hop Petrópolis:
Resistência Cultural na Cidade Imperial

O projeto visa documentar, através da elaboração de um podcast, a história do movimento Hip Hop em Petrópolis. Para isso é utilizado como ponto de partida a trajetória e legado da Nação Hip Hop Petrópolis, coletivo que atua há 14 anos na cidade. Esta história já foi investigada em alguns artigos acadêmicos que serão usados como base de referencial teórico conforme bibliografia em anexo.

É extremamente importante que a história da cultura urbana seja documentada, não são muitos os registros deste segmento. Por se tratar de um segmento artístico que se realiza em espaço urbano, sendo este muitas vezes as próprias ruas e praças, se faz urgente que essa manifestação artística esteja também registrada através de programas e projetos que visem manter viva a memória acerca da importância desses movimentos.

Além disso, o coletivo Nação HipHop tem uma história relevante e consistente na cidade, e tem sido nos últimos anos um forte agente da sociedade civil na busca pela elaboração de políticas públicas para a cultura na cidade. Podemos destacar projetos importantes do coletivo como a Roda Cultural do CDC, as duas edições do Festival de Cultura Urbana e a Biblioteca Comunitária da Roda, projetos que envolveram muitos jovens moradores da cidade e que merecem ter a narrativa de seu importante legado registrada.

Através da história da Nação Hip Hop também serão registradas nesta obra fatos que fazem parte do histórico cultural de todo o segmento de cultura urbana, oferecendo a cidade um material completo e elaborado que também dialoga com a história geral da cidade. Será então uma nova forma de conhecer Petrópolis, que muitas vezes só é descrita como uma cidade de atrativos turísticos exclusivamente ligados a narrativa “imperial”, mas que na realidade também precisa contar sua história através de outras vozes: as vozes da rua que nos dizem que Petrópolis ainda tem muito a crescer e melhorar no que tange ao seu desenvolvimento social.