FECUP ( Festival de Cultura Urbana de Petrópolis)

“Festival de Cultura Urbana de Petrópolis” – Em novembro de 2014 foi realizada a primeira edição do festival, devido a ocupação da cadeira de cultura urbana no Conselho Municipal de Cultura. Foi realizado um grande festival que contou com danças urbanas, batalhas de MC’s, game de skate, grafite, poesia, biblioteca comunitária e muito mais. Alguns dos mais conhecidos grupos musicais ligado a esse universo, como, Gotam Cru, Rap Rua e artistas conhecidos como Bnegão e Dub Ataque.

Em fevereiro de 2016 realizamos a segunda edição do Festival de Cultura Urbana de Petrópolis, onde conseguimos dar um salto de qualidade no festival trazendo nomes de peso no hip hop nacional como a cantora Flora Matos, Mc Marechal e o mestre do break da dança um monumento do movimento hip hop no Brasil Nelson Triunfo. Mais uma vez a diversificação de linguagens artísticas como a incorporação do campeonato Unbreakble de break dance que foi classificatória para etapa mundial na Bélgica que trouxe bboy’s e bgirl’s de todas as regiões do país. Grafite deixou sua marca também decorando a praça da liberdade e mostrando a qualidade dos nossos artistas, artista de circo que veio mostrar toda a arte e divertir crianças e adultos com o reconhecido Homem Foca, campeonato de skate e  além de sarau diretamente da Cidade de Deus com Poesia de Esquina. Oficina de grafite com Rafo Castro. Cortejo com Fanfarra Black Clube, além de rap, rock, reggae, funk e muita música urbana para embalar a praça da liberdade. 

Foram 101 artistas, grupos, bandas etc, mais de 15 mil pessoas participaram do evento durante os três dias colocando o Festival de Cultura Urbana de Petrópolis como um dos principais do gênero do Brasil sendo de graça em espaço público.